40º FIPe bate recordes em mais uma edição para entrar para a história

Os seis dias de evento contaram com atrações culturais, shows lotados e muita pesca esportiva. Fish TV esteve presente, mais uma vez.

Por Marcelo Telles - 13/07/2023 em Notícias / Competições - atualizado em 13/07/2023 as 15:21

Eventos com poucos anos já conseguem ser grandes. Imagine então, o Festival Internacional de Pesca Esportiva, com 4 décadas de muita história.


A edição de número 40 aconteceu, como sempre, na cidade de Cáceres, no estado do Mato Grosso. Entre os dias 4 e 9 deste mês, milhares de pessoas se dirigiram até Cáceres para acompanhar esse momento marcante.




Eram diversos palcos espalhados pela cidade e não havia um canto sequer em que a música não tomava conta do ambiente.


Ao passar dos dias, era possível ver os turistas chegando em peso. A rede hoteleira de Cáceres, por exemplo, estava com sua ocupação em 100%.


Esse é um dos fatores que mostra a força do evento que, apesar de ser focado em pesca esportiva, fomenta o turismo e todo o comércio local.


Sobre a pesca, por exemplo, o FIPe também também se mostrou muito preocupado com a inclusão. Apesar de todos esperarem pela pesca embarcada motorizada, última a ser disputada, o festival ainda contou com outras seis categorias, que mexeram com o coração de quem participou ou acompanhou.



Uma prova disso é o maior peixe capturado em todo o festival. No sábado, dia 8, pela manhã, era o momento da pesca esportiva de caiaque.


Foi aí que Evandro Venturolli, que estava fazendo a sua estreia em pesca em caiaque, capturou um Jaú de 1,17m. O exemplar era tão grande que ultrapassou, até mesmo, a régua oficial do campeonato.


“Peguei o caiaque emprestado com um amigo e vim pescar. O evento é sensacional, estou curtindo muito, mas não esperava pegar um peixe maior do que a régua. Quando fisguei estava achando que era uma Arraia. Valeu demais”, comentou o pescador.




Durante o 40º FIPe, tivemos as seguintes categorias, em ordem de acontecimento: a pesca PCD, pesca Sênior, pesca Infantil, pesca Juvenil, pesca em Caiaque, pesca em Canoa e pesca embarcada Motorizada.


Esta última, realizada no domingo, dia 9, uniu 324 embarcações, que saíram todas juntas, direto da praia do Daveron, em mais uma largada inesquecível para o FIPe.


Para a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, o sucesso da edição 40 é fruto de muito suor e muita união, em um trabalho para o bem da pesca esportiva e de toda a sociedade.


“Agradeço a todos que participaram, que trabalharam, que se uniram… Agradeço a minha equipe que focou nesse projeto lindo, mais uma vez, com diversas atrações e conscientização ambiental para as nossas crianças. Cáceres está muito feliz e já esperando pela próxima edição”, comentou.


Quem também esteve presente foi o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que acompanhou as pescarias e se emocionou com os objetivos alcançados.


“A pesca esportiva precisa desse olhar. Precisamos de eventos assim em todo o país. Acompanhei agora uma das pescarias e me admirei com a organização e com o prazer dos pescadores em capturar e soltar o peixe. Ver o sucesso de Cáceres, mais uma vez, é de emocionar”, comentou.


Além das pescarias, a prefeitura ainda montou um espaço para outros esportes, como vôlei de praia, futebol de areia, handball e outros.




Assim como diversas apresentações que destacaram a cultura do Mato Grosso e a música brasileira. No palco dos shows, tivemos atrações todas as noites, como Fernandinho, Calcinha Preta, Gustavo Miotto, Michel Teló, Raça Negra e Biquíni Cavadão.




No domingo, um dos momentos mais aguardados era o da premiação final. E foi definido que, na edição de número 40 do Festival de Pesca Esportiva de Cáceres-MT, a equipe Carajá foi a grande campeã da pesca motorizada.


Com 46 peixes, Gilmar, Elzi e Anderson somaram 95.070 pontos, levantando o troféu mais cobiçado.




O programa Provas e Torneios da Fish TV, comandado pelo jornalista Marcelo Telles, esteve presente e cobriu os seis dias de evento.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS