Extração, consumo e comércio de moluscos estão suspensos em Santa Catarina

Medida foi tomada devido a presença de biotoxinas em mexilhões, ostras e vieiras

Por Fish TV - 06/06/2016 em Notícias / Aquicultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo de Santa Catarina suspenderam a extração, comercialização e consumo de moluscos bivalves (mexilhões, ostras, vieiras e berbigões) no litoral catarinense. A medida foi tomada depois da identificação de moluscos contaminados por biotoxinas marinhas, que são produzidas por algas vermelhas. Se forem consumidos pelo homem esses moluscos podem causar diarreia, náusea e cólica.

A decisão será suspensa apenas depois que testes do Laboratório de Resíduos e Contaminantes da Pesca e Aquicultura (Laqua/Renaqua) de Itajaí comprovarem a desintoxicação e demonstrarem condições desfavoráveis à proliferação de microalgas tóxicas. Quem não respeitar a determinação pode receber notificação, ter os produtos apreendidos e ainda pagar multa, dependendo da gravidade do caso. 

A proliferação de biotoxinas por meio de microalgas de cor avermelhada é um fenômeno natural conhecido como "maré vermelha". Segundo o departamento de Saúde Animal do Mapa, ela ocorre periodicamente em áreas isoladas, no entanto dessa vez, a proliferação foi maior e as toxinas se espalharam por todo o litoral. O último caso semelhante foi registrado em 2008.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS