Aquaponia une criação de peixes ao cultivo de vegetais sem solo

Sistema da Sansuy minimiza o consumo de água e é alternativa para o pequeno produtor agrícola

Por Fish TV - 06/09/2016 em Notícias / Aquicultura

Na hidroponia, técnica que permite o cultivo de plantas sem solo, os vegetais são colocados em canais ou recipientes por onde circula uma solução composta de água e nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. 

A Sansuy - tradicional fabricante de laminados flexíveis de PVC e empresa com ampla atuação no agronegócio - aliou esta técnica à piscicultura, para desenvolver um sistema inovador de aquaponia, que utiliza a água dos tanques onde são criados os peixes para fertilizar e nutrir os vegetais, integrando as duas culturas. 

Depois de abastecer os viveiros de peixes ou camarões, a água passa por filtros especiais que recuperam sua qualidade, sendo, em seguida, bombeada para a base hidropônica, e retornando novamente para os peixes. 

A vantagem adicional desse sistema é que os dejetos dos organismos aquáticos são captados pelo escoamento e passam por um separador de sólidos, onde são separados as fezes e os restos de ração em suspensão que, após a compostagem, servem como fertilizantes para uma horta tradicional.

Para fazer tudo isso, a Sansuy indica o vinitank, disponível para capacidades de 5 mil a 100 mil litros. Produzido com laminado de PVC flexível reforçado com fios de poliéster de alta tenacidade, o vinitank é um reservatório pré-moldado fornecido na forma de kit para montagem e instalação fora da água. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS